«

»

jul 31 2020

Degradação ambiental e migração na Guiné-Bissau

A degradação ambiental na Guiné-Bissau é causada pela exploração de recursos naturais para fins comerciais; grandes extensões de florestas nativas são substituídas por monoculturas de caju, cuja produção é central para a economia guineense e uma importante fonte de renda para as populações rurais.

As consequências dessa degradação são o aumento de conflito em torno do acesso à terra, e a escassez de recursos. As consequências são amplamente sofridas pelas mulheres rurais e os conflitos resultaram na migração de populações rurais, na busca de melhores condições de produção.
Em colaboração com o Instituto Nacional de Estatística (INE) e sob a supervisão da Organização Internacional para as Migrações (OIM), a Tiniguena realiza um projeto de pesquisa nas regiões de Gabú, Oio e Tombali, explorando a relação entre degradação ambiental e a migração das populações rurais, e espera identificar oportunidades de emprego verde, principalmente para jovens e mulheres, nas três regiões.
Os objetivos do estudo são descritos a seguir:

1. Por meio dos resultados obtidos, desenvolver materiais de capacitação para autoridades locais, ONGs e comunidades sobre como desenvolver e implementar soluções sustentáveis, inclusivas e sensíveis a gênero;
2. Realizar um workshop de “teste” de capacitação para autoridades locais, ONGs e comunidades sobre como desenvolver e implementar soluções sustentáveis, inclusivas e sensíveis a gênero.

A coleta de dados começou e a equipe da Tiniguena, incluindo Boaventura Santy, Rui Jorge Semedo e Erikson Mendonça, estão a administrar questionários a jovens e mulheres, migrantes e autoridades locais. Visam determinar o conhecimento dos grupos alvos sobre os recursos naturais na região; os conhecimentos sobre as mudanças climáticas; o impacto da degradação na atividade produtiva; e a relação entre esta degradação e a migração.

Ao longo de um ano, Tiniguena produzirá um relatório com as conclusões do estudo e responderá às mesmas, desenvolvendo soluções sustentáveis em colaboração com autoridades e populações locais para a degradação e métodos sustentáveis de geração de renda.

#Tiniguena #EstaTerraÉNossa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>