Leodinilde Caetano, assistente técnica estagiária na área agrícola, afeta ao projeto Arroz e Mangal, esteve a completar sua pesquisa de mestrado que visa descrever as transformações agrícolas da Guiné-Bissau desde a independência. Os objetivos específicos do projeto são:
- Descrever os desafios da agricultura para a Segurança, Soberania Alimentar e Nutricional.
- Identificar as vantagens e desvantagens para o avanço da agroecologia em Safim, face a conjuntura económica e social do país.
- Identificar as potencialidades dos empresários do agronegócio na luta territorial com os camponeses guineenses.
Uma conclusão que tirou da pesquisa é que se constata a subjugação de camponeses e dos seus interesses pelas políticas de desenvolvimento agrícola do estado.
Da experiência ela disse:
“Na pesquisa, aprendi muito com o conhecimento e a forma simples que os campesinos (agricultores) têm de se fazer entender. Em termos mais pessoais, a humildade, a consciência política e o altruísmo da população e dos trabalhadores de Safim fez-me repensar e ver para além de uma simples pesquisadora. Em termos do projeto “Arroz e Mangal”, aprendi que o melhor bem que temos como guineenses é o nosso povo e as relações pessoais que desenvolvemos uns com os outros, e assim, independente das nossas origens étnicas ou regionais, conseguimos uma coletividade coerente e uma individualidade bem presente!”
