No dia 26 de abril de 2019, pelas 09 horas, foi realizada a Assembleia Constituinte da REDE – rede das Organizações da Sociedade Civil para Monitorização das Políticas Públicas na Guiné-Bissau. A REDE tem o objetivo de monitorar a implementação das reformas definidas como prioritárias para a estabilidade do país , fazer um relatório anual e recomendações e alertar a opinião pública nacional e internacional para factos e percepções contrárias a esse processo pela promoção de debates, workshops, conferências, e outros meios.
Esta iniciativa conta com o apoio do Fundo das Nações Unidas para a consolidação da paz, através do Escritório Integrado das Nações Unidas para a Consolidação da Paz na Guiné-Bissau (UNIOGBIS) e Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).
As organizações da sociedade civil participantes da Assembleia Constitutiva e signatárias de um termo de compromisso são as aqui listadas:
- Anadec – Ação Nacional para o Desenvolvimento Comunitário
- Conselho das Mulheres Facilitadoras
- Djemberem de Cumpu Combersa
- Essor – Associação de Solidariedade Internacional
- Farol, Direito Público da Guiné-Bissau
- LGDH – Liga Guineense dos Direitos Humanos
- ODG – Observatório da Democracia e Governança
- ODZH – Organização para Defesa e Desenvolvimento das Zonas Húmidas
- PPM – Plataforma Política das Mulheres
- RECEPT-GB – Rede da Campanha de Educação para Todos
- Tiniguena – Essa Terra é Nossa
Para aceder a mais informações sobre a REDE, como condições de adesão e atividades a realizar os interessados podem dirigir-se à sede da nova Rede nas instalações da ONG Tiniguena, no bairro de Belém.