«

»

mar 08 2019

Organizações da sociedade civil unidas na monitorização eleitoral

Bissau, 7 de março de 2019

Nesta sexta-feira, 8 de março, Dia Internacional das Mulheres, às 9h30 no Hotel Azalai, um grupo de organizações guineenses lança a plataforma de monitorização pela sociedade civil das eleições legislativas de 2019 que trabalhará entre os dias 9 e 11 de março numa “sala de monitorização” conjunta localizada no mesmo hotel.

Esta plataforma tem o objetivo de assegurar e fortalecer a qualidade da participação da sociedade civil no processo eleitoral na Guiné-Bissau através do acompanhamento eleitoral, articulação entre atores, coleta e partilha de informações e ações de sensibilização junto ao público eleitor.

É constituída pelas equipas de trabalho da Plataforma Política das Mulheres (PPM) e pela Rede das Mulheres para a  Paz e Segurança no Espaço da CEDEAO (REMPSECAO-GB), focadas em assuntos ligados ao género e à promoção da participação das mulheres e jovens nas eleições; também pelo Grupo de Organizações da Sociedade Civil (GOSCE) e pela Rede Oeste Africana para Construção da Paz (WANEP), que tratam questões de participação do público e incidentes de violência; ainda pela Federação de Associações para Defesa e Promoção dos Direitos das Pessoas com Deficiência (FADPD) apoiada pela Humanité & Inclusion (HI), que se dedicam a assuntos ligados à inclusão de pessoas com deficiência e outros grupos vulneráveis. Os trabalhos acontecem com o financiamento da União Europeia (EU) e da ONU Mulheres através do Fundo das Nações Unidas para a Consolidação da Paz (PBF).

A partir da sala de monitorização desta plataforma, as equipas de trabalho presentes partilharão diariamente informações referentes ao processo eleitoral, recolhidas graças a 420 monitores distribuídos por todo o território nacional. Espera-se que o esforço conjunto das várias organizações resulte em eleições seguras, transparentes e inclusivas e que no final do processo haja documentação e divulgação de toda a experiência gerada.

Aceda ao comunicado integral e à programação das conferências de imprensa, clicando aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>