«

»

Fev 18 2019

Guardiões de sementes de Urok celebram colheita

Nos dias 18 e 19 do mês de janeiro, no quadro do projeto “Mulheres Guardiãs de Sementes da Biodiversidade Agrícola na AMPC Urok” implementado pela Tiniguena com o financiamento da New Field Foundation, as guardiãs e os guardiões de sementes da área marinha protegida comunitária de Urok reuniram-se num fórum de celebração das suas colheitas anuais e encerramento do projeto. Este fórum foi um espaço de partilha de experiências, conhecimentos, e sementes adquiridos durante a duração das atividades e contou com a presença de agricultores das ilhas de Formosa, Nago e Tchediã.

No primeiro dia de atividades, a tabanca de Abú, em Formosa, acolheu um concurso de culinária onde os membros do júri degustaram diversas variedades da gastronomia bijagó, preparadas com uma vasta gama de arroz, legumes, tubérculos e peixe locais. Nessa tarde foi também inaugurada a primeira bemba comunitária de Abú, que será um celeiro das sementes trabalhadas sem agrotóxicos pelos beneficiários do projeto, aberto à comunidade.

Inauguração da bemba comunitária de Abú

O segundo dia do fórum foi aberto com discussões em volta dos desafios enfrentados e resultados finais do trabalho de um ano com as agricultoras e agricultores de Urok ao que se seguiu uma sessão de diálogo entre os participantes e o representante da instituição parceira – Inter Pares – de visita ao país. O fórum foi encerrado com a entrega de prémios às equipas vencedoras do concurso de culinária e a distribuição de brindes aos beneficiários do projeto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas HTML tags e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>