«

»

fev 06 2019

Homenagem a Cantucha

É com tristeza que a Tiniguena anuncia o falecimento da senhora Ana Lopes, também conhecida por Cantucha, vítima de doença prolongada, na sua residência em Abú, no arquipélago dos Bijagós. Cantucha foi pioneira de destaque do processo de criação e governação participativa da Área Marinha Protegida Comunitária de Urok.

Recentemente, a cabongha da ilha Formosa participou na 14ª Assembleia Geral da AMPC de Urok onde deixou aos presentes uma mensagem de preservação dos valores essenciais da área protegida que ela ajudou a criar: a conservação do meio ambiente, a valorização da cultura bijagó e a promoção do desenvolvimento durável em benefício das gerações presentes e futuras das ilhas Urok, do arquipélago dos Bijagós e da Guiné-Bissau. Nessa mesma assembleia, Cantucha foi homenageada com um diploma de mérito de “Mulher Líder da AMPC de Urok” pela sua valiosa contribuição para a comunidade, um reconhecimento do seu legado na sociedade bijagó e no país.

A sua ausência será sentida por todas e todos que tiveram a oportunidade de a encontrar e partilhar da sua amizade, do seu companheirismo, espírito de liderança, visão e determinação para o futuro da preservação dos recursos naturais e cultura da sua gente.

1 comentário

  1. Antonio Araujo

    Adeus Cantoucha. Vais fazer a diferenca onde quer que estejas e em Urok vai-se sentir a tua falta. Ate sempre.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>