No dia 20 de dezembro do corrente ano, no âmbito quadro do seu programa de apoio ao desenvolvimento comunitário na Área Marinha Protegida Comunitária das Ilhas Urok (Arquipélago dos Bijagós), a Tiniguena, irá celebrar um acordo com o governo do Japão, para o financiamento a melhoria de infraestruturas de comunicação.
O acordo será assinado pelo diretor executivo desta ONG, Miguel de Barros, e pelo embaixador do Japão na Guiné-Bissau, Sr. Tatsuo Arai, graças a um fundo da embaixada do Japão para apoio a comunidades locais, concretamente, a construção de uma embarcação que servirá de apoio ao transporte da população local para assim superar o isolamento e os riscos de viagens em condições adversas. É de salientar que a embarcação fará o trajeto Formosa-Bissau/Bissau-Formosa e tem ainda o objetivo de favorecer a dinamização económica para as ilhas.
A área marinha protegida comunitária das ilhas Urok, fica no arquipélago dos Bijagós no sul da Guiné-Bissau. É constituída pelas ilhas de Formosa, Nago e Chediã. Foi criada no ano de 2008 e é a primeira experiência de gestão comunitária de uma área protegida no país.