De 1 a 15 de dezembro, a Casa dos Direitos e as organizações da sociedade civil associadas promovem a quarta edição da Quinzena dos Direitos, uma iniciativa que põe em foco os direitos humanos na Guiné-Bissau. Com atividades a acontecer por todo o país – desde conferências, djumbais comunitários, arte urbana e exposições – procura-se manter o assunto dos direitos humanos na atualidade guineense. A organização da Quinzena contou com o financiamento da Cooperação Portuguesa e da Fundação Calouste Gulbenkian.
Na edição deste ano, a Quinzena dos Direitos inova com a integração do primeiro Festival da Fronteira, a acontecer no sector de Cacine. Como novidade acontecerão também diversas palestras chamando a atenção para os direitos fundamentais à saúde e à justiça. Mantêm-se no programa pontos fortes como o prémio “Jornalismo e Direitos Humanos” para comemorar o Dia Internacional Direitos Humanos e a Feira do Livro na Casa dos Direitos e no Centro Cultural Português.
A Casa dos Direitos acolherá nas suas instalações duas exposições: uma sobre as mulheres guardiãs de sementes “no arquipélago dos Bijagós, outra sobre a história da Casa dos Direitos, desde ao período em que funcionou como prisão. Exibições fotográficas sobre as mulheres da Guiné-Bissau e sobre pessoas que vivem com deficiência serão também abertas ao público interessado ao longo da Quinzena.
Para aceder ao programa e a mais informações sobre a Quinzena dos Direitos, clique aqui.