«

»

nov 28 2018

Sociedade civil engajada em campanha eleitoral pacífica e ordeira

No dia 20 de novembro do ano em curso, terça-feira, reuniram-se na Casa dos Direitos, várias organizações da sociedade civil guineense, dando início oficial aos trabalhos de elaboração de um código de conduta e ética eleitoral. Esta iniciativa da sociedade civil visa garantir um desenrolar do processo eleitoral pacífico, ordeiro e digno da moral pública de um lado e por outro, caução de um compromisso dos concorrentes a ascensão ao poder na aceitação dos resultados eleitorais saídos das urnas, a serem anunciados pela Comissão Nacional de Eleições (CNE).

A elaboração  e monitorização da aplicação do código de conduta eleitoral serão coordenados pelo Movimento Nacional da Sociedade Civil para Paz, Democracia e Desenvolvimento e contam com a participação e engajamento de organizações e redes nacionais, ativos nas questões de género, juventude, direitos humanos e desenvolvimento comunitário. Conta ainda com a colaboração de representações religiosas e sindicais e o apoio do Gabinete Integrado das Nações Unidas para a Consolidação da Paz na Guiné-Bissau.

Ao fim de todo este processo o conjunto das organizações espera que se atinja uma campanha eleitoral pacífica e ordeira, que os atores políticos demonstrem uma postura correta, tal como estabelecido no código de conduta, e que os resultados eleitorais sejam aceites por todos.

 

Bissau, 23 de novembro de 2018

A coordenação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>