»

out 10 2018

Realizada Assembleia Geral de Urok

No passado dia 27 de março, no tradicional “Bantaba de Kantucha”, na ilha de Formosa, teve lugar a Assembleia Geral (AG) de Urok de 2018 que reuniu 180 delegados vindos das três ilhas que compõem o complexo Urok – Formosa, Nago e Chediã, depois de dois anos sem ser realizada. Este evento aconteceu no quadro do projeto Etikapun’há cofinanciado pela União Europeia e pelo Instituto Camões e a ser implementado pela ONG Tiniguena e pelo Instituto Marquês de Valle Flôr.

Conforme a tradição, a AG de Urok reuniu toda a estrutura de governação partilhada, nomeadamente, a Administração local, os membros do Comité de Gestão de Urok e do Comité de Gestão de Tabancas, o Comité Técnico, o IBAP, que se fez representar pelo coordenador da fiscalização e pelo diretor da Reserva de Biosfera do Arquipélago de Bolama/Bijagós, a direção regional da Floresta e Caça, o diretor executivo da Tiniguena, e o Instituto Marquês de Valle Flôr. Este ano o evento contou ainda com a presença do adido da Cooperação Portuguesa na Guiné-Bissau, da representante do Programa Alimentar Mundial e de dois pesquisadores vindos das Universidades de Aveiro e da Bahia.

Foram abordados assuntos relacionados com a gestão de espaços e recursos, a fiscalização e regras de gestão, o desenvolvimento comunitário com ênfase na educação e saúde, a situação de pequenos créditos concedidos para a dinamização da economia e do rendimento familiar e prestação de contas. A realização desta Assembleia permitiu reforçar a relação entre as estruturas da governação partilhada da Área Marinha Protegida Comunitária de Urok.