«

»

Nov 10 2017

12° Fórum da COPAGEN marcado por redinamização da coligação

Entre os dias 30 de Outubro a 1 de Novembro do ano em curso, foi realizado na capital do Mali, Bamako, o 12° Fórum Regional da COPAGEN (Coligação para a Proteção do Património Genético Africano), com o tema central “Qual COPAGEN face aos novos desafios ligados à proteção do património genético africano?”.

A Tiniguena participou nos três dias de trabalho em representação da COPAGEN-GB, em que se fez o diagnóstico da situação institucional atual de cada uma das coligações nacionais presentes, e também da coligação regional oeste-africana e sua relação com os respetivos parceiros. Estes debates resultaram na preparação de um plano de ação imediata com vista à redinamização  das coligações nacionais e da coligação regional.

A COPAGEN é considerada uma organização africana pioneira na luta contra os organismos geneticamente modifıcados (OGM), a bio-pirataria, e a apropriação de terras, sobre os quais continua a trabalhar junto das comunidades para que estas alcancem a soberania alimentar. No fim do 12° Fórum, a coligação do Burkina-Faso apresentou aos participantes um relatório sobre o impacto socio-económico da introdução de algodão geneticamente modificado na agricultura do país, uma ação conexa às temáticas da COPAGEN, que será mais tarde difundida a nível de cada uma das coligações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas HTML tags e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>