«

»

Out 27 2017

Valorização do conhecimento tradicional das mulheres no centro da gestão participativa da AMPC Urok

A Tiniguena deu início a implementação na Área Marinha Protegida Comunitária (AMPC) Urok de um projeto regional sobre cultura e zonas húmidas, denominado “Valorização do conhecimento das mulheres para a gestão tradicional dos moluscos costeiros do sítio Ramsar da  Reserva de Biosfera do Arquipélago de Bolama-Bijagós”.

O projeto que se estenderá até 2018, tem como objetivo principal valorizar a rica diversidade cultural ligada às zonas húmidas, e está a ser aplicado também em outras regiões Ramsar pelo globo.

Visa-se assim resgatar e atualizar o conhecimento sobre o valor cultural, alimentar, e económico dos moluscos costeiros existentes na AMPC Urok através da recolha do conhecimento tradicional das mulheres da região na gestão tradicional destes. A síntese dos conhecimentos recolhidos será devidamente avaliada e capitalizada para posterior difusão – destinada à educação ambiental – em escolas de todo o sítio Ramsar da Reserva de Biosfera do Arquipélago de Bolama-Bijagós.

Salienta-se que esta iniciativa conta com o financiamento da fundação suíça MAVA.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas HTML tags e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>